Google
 

segunda-feira

O Cair da Noite - Isaac Asimov

No romance O Cair da Noite, Isaac Asimov e Robert Silverberg utilizam-se de ficção científica para falar de ceticismo, tolerância (e intolerância) religiosa, iterdisciplinaridade entre ciências e rigor das ciências naturais.

Mas não é de se assuatar por ser ficção científica. Afinal, para o autor, ficção antes de mais nada é o estudo de uma sociedade sobre possíveis condições diferentes das habituais.

E para tanto, bastou a Asimov colocar uma única e simples condição, para desenvolver esse excelente romance de ficção científica.

Asimov conta a história de um planeta (Kalgash) com 6 sóis.

Esse planeta, à princípio, desconhece a noite. E Asimov retratará essa sociedade, na forma como se organiza e como vive.

Todavia, o livro mostrará que não é bem assim que a banda toca, e que a noite cairá.

E o romance então se desenrolará sobre as conseqüências desse fato para os indivíduos em si e para a sociedade como um todo.

Não parece pretexto para um livro? Então, leitor, tente se imaginar na situação, de nunca ter visto a noite, e não fazer idéia da existência dela, nunca ter ficado no escuro, e de repente se ver em meio ao breu total.

O romance foi baseado no conto "Nightfall" também de Isaac Asimov, publicado pela primeira vez na revista Astounding Science Fiction em 1941.

Mais sobre o livro? Leia!

Quem leu e quiser debater mais, esteja convidado para os comentários.

4 comentários:

Lawrence disse...

Eu já li esse livro. É excelente.
O livro Fundação também merece atenção. Lei sobre ele em
http://isaacasimov.wordpress.com

Lawrence disse...

Victor, gostei bastante do seu site. Adicionei ele no meu blog.
Podemos trocar idéias sempre que quiser.
Abraço!

Victor disse...

Opa Lawrence,
Vai ser um barato acompanhar seu site sobre Asimov desde o início.
Pela intensa atividade do autor, tenho certeza que será um tanto mais movimentado que o meu, que aliás esbarra na limitação de tempo que eu leve para ler um livro ou que eu queira resgatar algum já lido (posso vir a fazer, mas ainda não tive vontade para tal).

Mas tenho certeza que trocaremos idéias em nossas tribunas.
Abraços
Victor

Unknown disse...

o poder da patilha de Asimov é inigualável, rsrsrs!
vá, para nao me baterem, deixo um link para o livro: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/O-Cair-da-Noite

é de graca e tudo. depois digam que nao sou amiga!

Google