Google
 

quarta-feira

O Colapso do Universo - Isaac Asimov

Em O Colapso do Universo, Isaac Asimov mostra de forma simples (claro que o simples aqui é para quem tem conhecimento dos fundamentos de Física e conceitos como massa, volume, densidade e distância) a formação e provável existência de buracos negros.

O bom do livro, é que Asimov começa exatamente pelos fundamentos da Física, e aparentemente, leva o leitor a pensar o passo seguinte em direção à explicação da formação do buraco negro.

Naturalmente, que eu invariavelmente me precipitava, e tirava conclusões erradas, o que contudo, não impedia que eu pensasse.

Discorre pelos fundamentos, que são a base para entendermos um pouco do funcionamento do efeito da força da gravidade. Usa-se os planetas para nos dar ordem de grandeza.

Parte então para a formação de vários corpos celestes, como as estrelas, gigantes vermelhas, anãs brancas, anãs negras, novas, supernovas, estrelas de nêutrons, pulsares, buracos negros e ... mais um pouco (aí foi a parte que eu viajei no livro - o final).

Para quem gosta de ciências, o livro é emocionante (eu me emocionei na parte em que constataram que a previsão de Einstein sobre o desvio da luz ocorrida em um eclipse). É chover no molhado recomendar um livro de Isaac Asimov.

O livro é originalmente de 1977 com o título original "The Collapsing Universe". Aliás, há no livro uma explicação que pela vulgarização do termo "buraco negro", haveria-se de chamar estrela colapsada, contudo, o termo buraco negro denota uma certa dramaticidade a esse incomum corpo celeste.


OUTRA RESENHA:

5 comentários:

babbaba disse...

Me desculpe, mas, tenho que dizer que você não sabe escrever um artigo de opinião de forma clara, pois você usa de antíteses malucas e lógicas fora de concordância, as quais quase nenhum leitor pode entender, então, por favor, reveja seus posts do tipo, e revise seus textos antes de postá-los, pois se não o fizer, perderá muitos leitores em seu blog, assim como ficara com uma imagem manchada intitulada pelos seus erros gramaticais. E, apesar de tudo, te parabenizo por um belo trabalho de levar informação valiosa aos interessados,como eu, obrigado.

723 disse...

O q vale é o conhecimento da ciência! analisar erros de como se faz um artigo é irrelevante .

DS disse...

É li o que disse o/a babdaba. Que pessoa chata, não da para acreditar que se tenha tamanha prepotência para fazer um comentário assim. Achei que o artigo está suficientemente claro!

Ana Paula Carneiro disse...

Não entendo qual o problema do ou da Babda. Seu texto é muito bom, não vi os defeitos gritantes que foram apontados por ele ou ela. Parabéns pelo artigo me fez reviver minha adolescência, lá em 95 quando li esse livro e li também Fundação.

Unknown disse...

Excelente resenha. Para quem leu o livro, o Sr. passa a exata ideia do proposto por Azimov.
No mais, não vou dê palanque para certos mal-amados.

Abç!

Google